segunda-feira, 5 de março de 2012

Das pessoas e suas "passagens"...

Há alguns anos que moro em Santa Maria e convivo com a "lorota" das passagens do transporte coletivo na cidade! Toda a situação parece uma grande piada...mas não é!
Todo ano (às vezes um período curto de tempo) se repetem as mesmas historinhas, nossas velhas conhecidas, do aumento da passagem: sempre com a ATU (Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria) manipulando/pressionando o Senhor Prefeito em sua posição para a aprovação de um novo valor da tarifa de transporte na cidade; a referida associação alegando gastos exorbitantes com as melhorias do serviço prestado à comunidade; a comparação ridícula do valor da tarifa em Santa Maria (interior do RS) com a capital do Estado (Porto Alegre, onde se anda até 1h em um ônibus em virtude do tamanho da cidade); E os protestos/manifestações dos estudantes e trabalhadores, contra o referido aumento, sendo ignorados, desrespeitados e os manifestantes tachados de "desrespeitosos"! Em meio a todo esse caos, ainda existem aqueles usuários dos coletivos que indignam-se mas não fazem nada para mudar a situação!
Este ano (2012) não foi diferente! Em pleno carnaval, os "bonitos"empresários -aproveitando-se do período de férias da UFSM e quando poucos estudantes estão na cidade - resolveram pedir um novo aumento! Eles seguem alegando os mesmos gastos e segue um serviço que em nada mudou, a não ser pela mudança nas cores dos carros e algumas modificações que já deviam ter ocorrido há algum tempo para assegurar a segurança dos usuários(a entrada pela porta da frente, por exemplo). As linhas Centro-UFSM-Centro seguem lotadas; algumas linhas têm poucos horários em um longo espaço de tempo. Mesmo na situação já citada - carnaval - os estudantes e trabalhadores saíram às ruas com seus gritos de guerra contra o aumento, o que parece que não ter feito tanta diferença ao excelentíssimo prefeito!
Além dos atos dos estudantes, durante a semana em que era discutido do aumento, os representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes) - que têm lugar no CMT (Conselho Municipal de Transportes) - reuniram-se com o atual prefeito, Cezar Schirmer, para esclarecer e informar da ilegalidade dos serviços das empresas de transporte urbano na cidade. Ou seja, é impossível o Senhor Prefeito alegar que não sabia de todo este circo onde o picadeiro é a cidade e o palhaço é o povo estudante e trabalhador!
A primeira questão que me indigna é que toda essa "lenga lenga" é ilegal, já que não existe uma licitação para a seleção de empresas na cidade para a prestação destes serviços...e isso acontece desde 1970 (dados do Ministério Público - último link).
A segunda questão é por que essas pessoas que somente indignam-se e nada fazem não saem às ruas, não se unem nesta luta que também é deles?
O pior é saber de toda a "maracutaia" dessa "gente ae" (leia-se ATU/empresários/puxa-sacos/etc.) e que apesar de o Senhor Prefeito ter sido informado foi capaz de aprovar este aumento ilegal de um transporte ilegal!
E assim, ano após ano, segue o mesmo baile...onde isso vai parar?? Até que estejamos pagando mais barato para andar de táxi do que de ônibus??
As indagações são: O que há de errado nesta situação?? onde erramos?? no voto?? nos nossos gritos reprimidos e desencorajados trancados na garganta??

Reclamar é válido,

Divulgar os absurdos tb...

mas a LUTA faz toda a diferença!#FicaDica

Algumas Fontes:

Um comentário: